

ONDE CAUSAS E
EMPRESAS SE ENCONTRAM
O evento
No dia 24 de outubro, Instituto Ayrton Senna, CAUSE, Ipsos e ESPM se reuniram para realizar o 3º Fórum de Marketing Relacionado à Causa.
Na ocasião, as instituições apresentaram cases e painéis com especialistas em causas, marketing e sustentabilidade e debateram os seguintes temas:
Marketing relacionado à causa como ferramenta estratégica de mercado
Diferentes modelos
de investimento social
para empresas
Estratégias e oportunidades
de engajamento social
O objetivo é oferecer ideias inspiradoras e fomentar a discussão sobre as mudanças proporcionadas pelo engajamento empresarial em causas frente ao consumidor contemporâneo.
A Ipsos apresentou em primeira mão, a 3ª edição da pesquisa Pulso Brasil Marketing de Causa - o mais completo monitoramento de opinião pública sobre consumo e questões sociais realizado no Brasil.

Pesquisa de marketing relacionado à causa III
A Ipsos apresentou em primeira mão, a 3ª edição da pesquisa Pulso Brasil Marketing de Causa - o mais completo monitoramento de opinião pública sobre consumo e questões sociais realizado no Brasil.
Onde
empresas
e marcas
se encontram
Nossos
palestrantes

Alexandre
Borges
CEO da Mãe Terra
Formado em administração de empresas pelas FGV-SP, é CEO e sócio da Mãe Terra, empresa líder no segmento de produtos naturais e orgânicos no Brasil. Começou sua carreira na MasterCard International nos EUA, trabalhando depois na consultoria A.T.Kearney. É professor do curso de “Empreendedorismo e Novos Negócios” no GVpec da FGV-SP desde 2008.

Ana
Herzog
Gerente Corporativa
de Reputação da Magalu
É gerente corporativa de reputação e sustentabilidade do Magalu desde 2017. Na empresa, está à frente das ações que dão visibilidade às causas defendidas pela companhia e dos esforços para tornar o Magalu uma empresa B. Antes disso, trabalhou por 17 anos como jornalista da EXAME. Na revista, era a editora responsável pela cobertura de gestão e sustentabilidade e coordenava o Guia EXAME de Sustentabilidade.


Andre
Galiano
Líder da Strategy3, divisão de consultoria de marca e marketing da Ipsos
Profissional com mais de 20 anos de experiência em management consulting, branding e marketing. Um dos executivos mais procurados e trusted advisor para CEOs e CMOs de diversas companhias na América Latina, especialmente aquelas em expansão regional. Foi co-fundador da BrandAnalytics, que se tornou a Kantar Consulting.
Cris
Bartis
Podcaster e Co-Fundadora
do Mamilos
Concilia a carreira de produtora de conteúdo com a de estrategista de comunicação e marketing na agência B9. Apaixonada por desenvolvimento de marcas e na constante busca de soluções que impactem a vida das pessoas, se especializou em UX. Seu podcast Mamilos, fundado em 2012, registra 40 mil ouvintes a cada episódio.

Fe
Cortez
Ativista ambiental e criadora da plataforma Menos 1 Lixo
Carioca, ativista ambiental e idealizadora da plataforma de educação ambiental Menos 1 Lixo e do copo do movimento. Foi apresentadora do programa da Discovery Home & Health, Menos é Demais e hoje é colunista mensal da Glamour, defensora da ONU Meio Ambiente pela campanha Mares Limpos e premiada pela Geração Glamour de 2018 como a mulher mais influente de 2017 no segmento da sustentabilidade.

Edu
Lyra
Jornalista e
empreendedor social
Fundador da rede de ONGs Gerando Falcões, que atua em temas como eficiência em gestão, escala, uso de tecnologia e treinamento de líderes. É presença frequente em convenções no Brasil e no exterior. Foi nomeado como Jovem Empreendedor do Ano pelo Lide e integrou a lista dos jovens mais influentes pela Forbes Brasil.

Flávia
Pascowitch
Head de Comunicação
Articulação e Comunidades do Sistema B Brasil
Formada em Administração de Empresas na PUC-Rio e pós graduada em Marketing. Com mais de 18 anos de experiência em Planejamento Estratégico, Marketing e Comunicação em grandes empresas, resolveu dar uma "pausa" com o nascimento de sua filha no final de 2014. Entrou no Sistema B em 2017 para realizar o Encontro+B América Latina, se apaixonou ainda mais pelo movimento, e agora é Head de Comunicação, Articulação e Comunidades do Sistema B Brasil.

Jayme
Nigri
COO da Reserva, Reserva
Mini, OFICINA, EVA e AHLMA
Advogado de formação, o carioca, se formou na PUC-Rio e fez mestrado na Universidade de Columbia em NY. Trabalhou em renomados escritórios de advocacia no RJ e nos EUA e sempre cuidou da parte jurídica e corporativa da Reserva desde a concepção da marca antes de 2004. Em 2010, após retorno dos EUA, se tornou sócio dos seus amigos de infância e fundadores da marca: Rony Meisler e Fernando Sigal.

Lelo
Coelho
CEO do Programa Vivenda
CEO do Programa Vivenda, startup de impacto social focada na estruturação do mercado de reformas habitacionais nas periferias do Brasil. Um cientista num laboratório de inovação disruptiva sobre o "morar bem".

Marc
Tawil
Co-fundador e CEO da
Tawil Comunicação
Empreendedor, palestrante, autor e filantrôpo. Head da Tawil Comunicação - agência Great Place To Work N° 1 em 2019, LinkedIn Top Voices, colunista de Época Negócios e conselheiro da Revista HSM.

Rodrigo
Pipponzi
Co-fundador e CEO da
Editora MOL
Formado em Administração de Empresas pela FGV-SP, com especialização em Empreendedorismo Social pela Universidade de Stanford (EUA), é fundador ao lado da jornalista Roberta Faria da Editora MOL, editora de impacto social que em parceria com redes varejistas já doou mais de R$ 31 milhões a dezenas de organizações sociais.

Sergio
Giorgetti
Vice-Presidente de Marketing
da VISA Brasil
O executivo é responsável pela estratégia de construção da marca, acelerando a adoção dos pagamentos digitais. Giorgetti entrou na Visa há 3,5 anos, e nesse tempo destacou-se pela liderança no projeto Visa Causas, onde pagamentos com cartões Visa são convertidos em ajuda para causas sociais escolhidas pelos consumidores. Através do projeto, mais de 100 milhões de pagamentos passaram a ter um significado maior, impactando as vidas de milhares de crianças, idosos e animais.

Tulio
Notini
Diretor Corporate da Yunus Negócios Sociais Brasil
Diretor da unidade de Corporate da Yunus Negócios Sociais Brasil - área responsável pelos projetos de inovação social corporativa com grandes empresas do Brasil e do Mundo. Com clientes como Ambev, Itaú, Nestlé, Neo Química, Natura, e outras das principais empresas do país, nosso objetivo é apoiar corporações para que possam, através de inovação, criar impacto social real através do seu core business.
Mediadores
_JPG.jpg)
Fabiana Fragiacomo
Gerente Executiva de Comunicação Institucional e Marketing do Instituto Ayrton Senna
Com mais de 20 anos de experiência a frente de áreas de marketing de grandes corporações como Unibanco, BankBoston e Itaú desenvolveu sua carreira coordenando estratégias de comunicação, campanhas publicitarias, posicionamento de produtos e projetos de inovação. Resolveu nos últimos anos buscar sua grande paixão se dedicar a causa da Educação. Desde então, lidera a área de comunicação e marketing do Instituto Ayrton Senna e compartilha conteúdos de educação na rede Gloppies.

Klebs
Lucas
Gerente de Estratégia da CAUSE
Profissional de comunicação com expertise em planejamento estratégico para cause marketing. Vasta experiência em definição de causas e formas de atuação; engajamento de públicos específicos e brand posicioning de organizações e marcas baseado em um profundo trabalho de diagnóstico.
Tem um master em Arts Management and Administration pela SDA Bocconi, na Itália, é graduado em Comunicação Social pela ECA-USP, com especialização em Globalização e Cultura pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Karina
Balan
Jornalista do Meio & Mensagem
Formada em Midialogia pela Unicamp. Já produziu conteúdo multimídia para o Canal Futura e Huffpost Brasil, além de colaborar para a newsletter The Edit, do The New York Times.

Programação
CASE | UMA REDE PARA
TRANSFORMAÇÃO DE IMPACTO
Participante: Edu Lyra da Gerando Falcões
UMA NOVA SOCIEDADE,
NOVAS OPORTUNIDADES
Tendências sobre como as empresas respondem às exigências do consumidor contemporâneo
Participantes: Flavia Pascowitch do Sistema B, Jayme Nigri da Reserva, Ana Herzog da Magazine Luiza e Alexandre Borges da Mãe Terra.
PAINEL 2
15:10
16:20
PAINEL 3
10:50
PAINEL 1
ENGAJANDO PARA O BEM
Ideias de marcas que exploram novos canais para a mobilização de suas audiências
Participantes: Marc Tawil da Tawil Comunicação, Cris Bartis do Podcast Mamilos e Fê Cortez do Menos 1 Lixo.
8:30
CREDENCIAMENTO E
WELCOME COFFEE
14:00
9:00
ABERTURA
Participantes: Instituto Ayrton Senna, CAUSE, Ipsos e ESPM.
9:40
APRESENTAÇÃO DA PESQUISA
EXCLUSIVA DE MARKETING DE CAUSA
Participante: Andre Galiano, da Ipsos
COMO AS MARCAS PODEM
ABRAÇAR CAUSAS
Inspirações sobre diferentes modelos que empresas adotam para traduzir seus propósitos em causas.
Participantes: Tulio Notini da Yunus, Rodrigo Pipponzi da Editora Mol, Fernando Amaral do Itaú e Lelo Coelho do Programa Vivenda.